Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

ANSIEDADE

Meu amigo Joe,

http://demodelando.wordpress.com/2011/03/16/tempo-certo/#comment-535

postou um texto sobre a ansiedade e a paciencia sobre como as coisas na vida devem ter seu devido tempo , sua hora certa...e ao ler o texto agora pude notar certa ansiedade dentro de mim....estomago queima, respiraçao pulsa numa frequencia anormal...o sangue ferve, a digestão demora...e ainda é cedo...nem nove horas da manhã.




Lembrei-me de uma vez, quando li o livro do Amyr Klink e o admirei e o amei muito por ter compartilhado sua vida conosco. Cem dias entre o ceú e o mar e Parati , são livros espetaculares. É a vida dele lá...o tempo dele, o projeto , a fé naquilo que parecia impossivel, e o exemplo da cúpula do abajur foi algo mágico,  para nunca mais esquecer. Para quem não leu, vale a pena...

Aplicar agora, nesse momento tudo o que aprendemos é o treino!

Respirar é viver!

Precisamos aprender a respirar, certo!

Bom dia a todos!

2 comentários:

  1. Obrigado pela referência, Lu!

    A ansiedade é experimentar as sensações/emoções de algo que ainda não aconteceu. E que pode nem acontecer! Baseia-se nas nossas crenças, nas nossas experiências e vivências anteriores. Porém, mesmo sem ter ainda acontecido, nos consome muita energia, nos desgasta e nos estressa.

    Respirar corretamente é uma forma de dominar a ansiedade. Sugiro um exercício de respiração que aprendi na yoga, com resultados muito positivos e que pode ser praticado a qualquer momento, em qualquer lugar:

    - Se estiver em casa, deite-se, relaxe o corpo por alguns segundos. Erga os joelhos, com os pés bem apoiados no chão. Coloque uma mão sobre o peito e a outra sobre a barriga, um pouco abaixo do umbigo. Inspire pelo nariz em 4 tempos (conte mentalmente 4 segundos), segure o ar nos pulmões mais 4 tempos, e solte o ar pela boca, lábios semi-fechados, em 8 tempos, forçando para que o ar seja expelido com um pouco de esforço. Tente soltar todo o ar até o fundo dos pulmões (mão na barriga). Fique 4 tempos sem respirar, e recomece o processo. No começo pode até ser um tanto difícil certas etapas, mas você pode adaptar esses tempos À sua capacidade pulmonar. Tente fazer todo o processo de respiração com calma, lentamente.

    Esse exercício também pode ser realizado quando estiver caminhando (nesse caso os tempos podem ser contados em passos).

    Ou durante o expediente de trabalho, quando sentir que a ansiedade está chegando, mesmo sentada, feche os olhos por alguns minutos e pratique o exercício.

    Lembre-se: oxigênio é vida! Respirar é viver!

    Depois me conta se conseguiu dominar a ansiedade!

    Ótimo dia pra você!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá querido!

    Na ultima segunda-feira fizemos esse exercicio na aula de teatro...
    além do teatro estou aprendendo a meditar e me ajuda muito nadar afinal é respirando que vivemos, entretanto nessas duas ultimas semanas nada fiz, não meditei, não nadei , não respirei, nem havia iniciado minhas aulas de teatro e estava no redemoinho de fortes emoções. Meu corpo sempre me chama atenção. Eu consigo ver e sentir quando não estou respirando direito...tenho a consciência de que estou sem respirar e preciso ter calma...agora é treinar para que isso aconteça naturalmente. Fluir é o verbo!
    bjsss

    ResponderExcluir